Jardim de Infância - Sala 1

 
 
Festa de Final de ano...
Embora as atividades letivas na educação pré-escolar só terminem no próximo dia 4 de julho, fizemos a nossa festa em conjunto com os finalistas do 1º ciclo que terminaram as atividades no dia 13 de junho. Na sexta-feira fizemos a cerimónia de entrega dos diplomas e certificados, onde todos os pormenores foram pensados... à exceção do calor que se fez sentir!
 





 
No Sábado organizamos um encontro no Parque da Paz, onde os pais e familiares tiveram a oportunidade de realizar diversos jogos tradicionais. Seguiu-se um lanche convívio onde todos estavam muito animados.
 
 




 
Jogos matemáticos na escola!
Pensa-se muitas vezes que a matemática no pré-escolar é apenas a aprendizagem dos números, mas a matemática é uma área muito vasta, que transversalmente passa pela classificação, formação de conjuntos, seriação e ordenação, formação de sequências e padrões, tempo, espaço, medição, pesagem e resolução de problemas... 
A matemática têm vários âmbitos que podemos e devemos explorar com a criança e foi com este espírito que um grupo de alunos dos cursos sócio-profissionais vieram jogar com as nossas crianças...




 
 
Ultima sessão de ciências...
Desta vez fizemos os nossos próprios perfumes! A proposta desta vez era ver como ingredientes simples podem transformar-se num frasco de perfume com uma essência suave em tão pouco tempo. Todos adoramos esta nova descoberta!
 

 
 
Dia Mundial da Criança
Como este ano o Dia da Criança calhou a um Domingo, resolvemos antecipar a comemoração deste dia, com vários momentos especiais, onde as crianças foram reis e rainhas de um dia pleno de brincadeira... mas também um dia em que levámos as nossas crianças a pensar nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminação. Por elas fizemos um cartaz de pinturas com os nossos votos de felicidades para todas as crianças do mundo!












 
 
E para terminar em beleza a participação das famílias nesta semana, tivemos também a mãe do Martim, que nos contou a história «Inês, a pipoca», sobre a aventura de uma semente para se transformar numa menina-pipoca e assim concretizar o amor do Papá e da Mamã. Uma história deliciosa, algures no reino da fantasia, perto do Lugar do Poço, morada de bruxas, fadas e meninas-pipoca!!! E imaginem só... também fizemos pipocas para comer e levar para casa.



 
A semana da família trouxe à nossa sala muitas histórias... uma delas foi contada pela mãe da Matilde: «O Pintinhas Azuis», é a história de uma capoeira onde, um dia nasceram seis pintainhos diferentes.Mas havia um mais diferente que os outros – era amarelo salpicado com pintinhas azuis!Os irmãos gozavam com ele e a cada dia que passava mais o Martim ficava triste com a atitude dos irmãos, que o deixavam sempre fora das brincadeiras. Até que aprenderam que as diferenças distinguem-nos e não devem separar-nos. Não importa a cor das penas, pois todos podemos ser amigos e úteis uns aos outros. Ouvimos e dançámos ao som de canções muito originais, com uma mensagem muito importante acerca da vida em grupo e em sociedade.

 
 E depois vieram os nossos trabalhos acerca desta história...



 
 
 
Segundas sessões dos projetos de ciências e hora do conto das Atividades de Animação e Apoio à Família:
Já aconteceram as segundas sessões dos projetos das AAAF´s!
Na sessão de ciências desta vez cada criança fez a sua própria pasta de dentes...
 

E na hora do conto desta vez a professora Rita trouxe-nos mais um encadeamento de histórias, das quais a que mais gostámos foi a «Estranhões e Bizarrocos», que nos apresenta umas personagens bizarras, como por exemplo: uma guia de formigas mecânicas, um gato do tamanho de um boi, uma caçadora de borboletas, um grão-vizir, que gostava muito de livros e uma tartaruga muito muito velha. Todas estas personagens viviam em sitios cheios de estranhos bicharocos: camelos que falavam, elefantes do tamanho de formigas , cavalos-marinhos e um gato apaixonado por uma vaca ...
Claro que adorámos!


 
 
A família na sala...
É sexta-feira, yeah!
A família veio à escola, yeah!
Trazer-nos muitas surpresas!
Que bom que é tê-los cá, cá, cá, cá...!
 
Com a mãe do Alexandre pintámos uns lindos porquinhos-mealheiro que foram feitos com materiais de desperdício (rolhas, jornais e tampas de iogurte), envolvidos em cola branca.







 
 E assim ficaram...

 
 
A mãe do Rodrigo contou-nos a história «O Trombinhas», que nos ensina o valor das nossas diferenças e a importância de nos aceitarmos, e aos outros, tal como somos. No final da história, ensinou-nos a desenhar elefantes...





 
 
«Mostrinha de Cinema Infantil»
Fomos à escola dos grandes, a EB 2,3 António da Costa, para assistir à Mostra de Cinema Infantil promovida pelos alunos do Curso CEF Multimédia. Muitos foram os desenhos animados e os episódios que nos encantaram...


 
 
A magia do som!
Com a semana da família em curso, algumas têm sido as atividades em que temos tido a participação de pais e familiares. Hoje foi a vez do pai da Mariana, da sala dois, vir explicar-nos o que faz um técnico de som, que é a sua profissão...



 
 
1ª Sessão de Projeto de Ciências das Atividades de Animação e Apoio à Família
A vida atual envolve a necessidade de aprender ciências, de aprender a fazer ciência e de aprender acerca da ciência. Esta é uma exigência do mundo moderno, em que as ciências influenciam o modo como as pessoas pensam, agem e vivem. Ora aqui no Jardim de Infância tivemos mais uma oportunidade de aprender através das ciências. A proposta de hoje foi a de criarmos os nossos próprios sabonetes com glicerina, essência de baunilha e corante azul, em formas de silicone de vários feitios...










E assim ficaram lindos os nossos sabonetes!
 
 
 
Semana da Família

A infância é a fase na qual o indivíduo mais desenvolve suas habilidades e competências, sendo a Educação Infantil de extrema importância para a formação integral do ser humano. Assim como na escola, a educação também ocorre em outras instituições sociais, como no caso da família,em que desde os primeiros momentos de vida a criança é educada informalmente, aprendendo normas, hábitos e valores que guiarão sua conduta ao longo de sua existência.

Assim, uma educação de qualidade deve favorecer a relação entre escola e família, objetivando o desenvolvimento das crianças por meio da integração entre a educação escolar e a educação realizada no meio familiar, que se pretendem complementares.

Neste espírito, iniciámos a semana da família com a vinda da mãe da Anita, que já nos habituou a boas histórias. Desta vez trouxe-nos a história «Camila faz anos», que nos ensina as horas. Como tal, depois da história pusemos mãos à obra para construirmos ampulhetas...

 








Os trabalhos finais...




 
E do velho se fez novo!
Andámos a recolher materiais de desperdício e a construir os brinquedos que a nossa imaginação mandou!...






 
 
O Teatro veio à escola!
No passado dia 5 de Maio a companhia de teatro «Animateatro» veio até à nossa escola para nos apresentar a peça «Dragões, Princesas e muitas Certezas», que animou adultos e crianças... 





 
 
 
Dia da Mãe
Com três letrinhas apenas
Se escreve a palavra MÃE
É uma palavra pequena
Das maiores que o mundo tem!
 
Presenteámos as nossas mães com uma bolsinha costurada pelas crianças, onde poderão guardar os óculos, o telemóvel, os lenços... o que a imaginação trouxer!








 
 
25 de Abril
Regressámos para este terceiro período com as comemorações dos 40 Anos do 25 de Abril em marcha e na sala também tivemos oportunidade de vivenciar o dia e o significado que ele teve em termos de hábitos das crianças de antigamente...

 
 
Caça ao Tesouro
A caça ao tesouro com ovos de páscoa, é uma velha tradição que consiste em escondê-los dentro ou fora da sala e fazer com que as crianças procurem por pistas que as levam à descoberta do ovo. A chave para a conceção de uma gincana bem-sucedida é proporcionar uma mistura de desafio e recompensa, que mantenha a emoção. E foi o que nós fizemos também no último dia de aulas...








 
 
 
Experiência: Dissolve na água?
Hoje realizámos uma experiência para ver se algumas substâncias se dissolviam ou não na água.
Expusemos os materiais a utilizar em cima da mesa e combinamos maneiras de fazer as misturas (planeamos). Conversamos sobre o que poderia acontecer a cada substância ao mistura-la com a água (formulamos hipóteses).


Finalmente misturamos as substâncias, uma a uma, na água, observamos os resultados e comparamos com o que tínhamos previsto.







Finalmente concluímos que quando misturadas com a água há substâncias que desaparecem (dissolvem) e outras que não desaparecem (não se dissolvem).
 
 
Cheira a Primavera na nossa sala!
 



 
 

 
Cresceram bem rápido as nossas histórias...

Sementeira de Histórias
É impressionante como as coisas mais simples são verdadeiras e importantes. E para criarmos o gosto pela audição e leitura de histórias, nada melhor que uma atividade simples: uma sementeira de histórias que nos foi trazida pela prof. Rita que veio dinamizar uma «Hora do Conto»... Porque as histórias fazem com que tudo ganhe vida, convidando-nos a entrar em caminhos imaginários cheios de emoções e alegrias.








 


Dia do Pai!
Andámos muito atarefados a preparar uma lembrança para os pais... esperamos que tenham gostado!
















Também fizemos a experiência na sala!
Claro que tínhamos que comprovar se acontecia o mesmo que verificámos no laboratório aqui na nossa sala... e cada um fez o seu frasquinho de manteiga...






Projeto «Experimentar a Brincar»
Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar encaramos a “Área do Conhecimento do Mundo como uma sensibilização às ciências, que poderá estar mais ou menos relacionada com o meio próximo, mas que aponta para a introdução de aspectos relativos a diferentes domínios do conhecimento humano: a história, a sociologia, a geografia, a física, a química e a biologia… que, mesmo elementares e adequados a crianças destas idades, deverão corresponder sempre a um grande rigor científico.” (Ministério da Educação, 1997, p.80).
E porque levamos muito a sério este pressuposto, aderimos mais uma vez ao convite da Escola Secundária Cacilhas-Tejo para participar numa sessão em que aprendemos a fazer pipocas e manteiga, seguindo os pressupostos e rigores da ciência...










           
E depois da manteiga pronta... comemos com tostas! Hummmm....


Dia Internacional da Mulher!...
Cá na sala procurámos conhecer a origem da comemoração deste dia e ficámos a saber que neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para apenas 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.
Ao comemorarmos este dia pretendemos chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do seu valor, perceber a importância do seu papel na sociedade!...




 

Depois dos trabalhos e antes do descanso... uma bela festa!











Carnaval:
O Carnaval já chegou à nossa sala!






Dia dos Namorados:
O jardim de infância é um local para aprender, desenvolver habilidades sociais e também para nos divertirmos. Feriados vêm e vão e, com cada ocasião, geralmente fazemos trabalhinhos para os dias especiais. O Dia dos Namorados é uma dessas ocasiões e permitiu o reforço dos afetos entre todos.







Teatro: «Robin dos Bosques»

Fomos ao teatro Politeama ver a célebre obra da literatura de aventuras, numa versão musical de Filipe La Féria, que dá pelo nome de "ROBIN DOS BOSQUES".
 





Elmer:
Ouvimos uma história que adorámos: a história do elefante Elmer, que vivia muito incomodado com suas cores: aquilo não era cor de elefante. Mas logo percebeu que cada um é como é, e que ser diferente podia ser muito interessante, porque isso o torna uma pessoa muito especial.
Os nossos trabalhos:



Formas Geométricas:
Estamos a explorar um novo tema cá na sala e uma das atividades que mais gostámos de fazer foi assistir a este vídeo que nos ensinou, de forma divertida, tudo sobre as formas:
http://youtu.be/0kjyR9Q2rwE



O Inverno continua e os nossos trabalhos também:
Finalmente conseguimos arranjar a tinta acrílica branca para pintarmos os nossos bonecos de neve. Conhecem estas garrafinhas?











Heróis da Fruta a concurso!
E já se encontra disponível para votação o nosso vídeo. Pedimos a todos que vejam através do link que disponibilizamos e votem através do telefone... Chamada de valor acrescentado (0.60€ + IVA)para o nº 760 457 871
Pedimos a todos que votem, PF! Quanto mais votos mais hipóteses temos de ganhar.
http://www.youtube.com/watch?v=IDoELkk0f10&feature=share
Obrigado!


Heróis da Fruta
Os ensaios para a produção do Hino do Projeto dos Heróis da Fruta resultaram neste pequeno vídeo, que servirá para mais tarde recordarmos:


O frio continua...
E nós continuamos a trabalhar e a criar lindos painéis com as nossas produções...
Pintura com os dedos:


 

Boneco de neve com materiais de desperdício (embalagens de ovos e tampas de iogurte):



 


 
Estampagem de flocos de neve em fundo escuro:


 
 
Construção de um boneco através de picotagem de moldes:



 
 

Na sexta-feira, em dia de grande chuva, ficámos a saber o que é o granizo... o nosso recreio ficou lindo!



Inverno
O frio entrou em grande e os trabalhos sobre o inverno estão a dominar os nossos dias...































Dia de Reis
E como não podia deixar de ser, começámos este segundo período a comemorar o Dia de Reis, com a confeção de coroas, a audição da Lenda dos Reis Magos e a prova de Bolo-Rei.
Conta-nos a lenda que os três Reis, durante o percurso do deserto ao sítio onde o menino nasceu, foram encontrando pelo caminho várias pessoas que lhes foram fazendo ofertas (frutas, ovos, açúcar...) e com estas os reis resolveram fazer um grande bolo para comemorar a visita ao menino.
Os meninos do primeiro ano vieram cantar-nos as janeiras...


 Construímos as nossas coroas...








Provámos Bolo-Rei... Uhmmm! É Bom!!!!!





E assim terminamos o primeiro período...
Com um convívio na escola, também com muita animação, a presença do Pai Natal, prendinhas, cânticos e um almoço convívio:





Festa da Câmara Municipal:
Foi no dia 11 de Dezembro que a Câmara Municipal de Almada ofereceu a todas as crianças no concelho uma festa de natal onde não faltou animação, prendas e um lanche!



É Natal... é Natal... tudo bate o pé!
Nesta quadra não podíamos deixar de lado os nossos trabalhinhos de expressão plástica:











O natal está a chegar...!
E nós aqui andámos atarefados com os preparativos e trabalhos para esta quadra. Para oferecer às famílias construímos um centro de mesa... recorremos à reciclagem de uma árvore de natal velha e com os ramos, uma base de pasta de modelar, velas, pinhas e bolinhas, pensamos alegrar a mesa de natal de todas as famílias...




Projeto Educação Alimentar
No dia 5 de Dezembro tivemos a última sessão do projeto de Educação Alimentar com a professora Alda Diakos e desta vez trouxe-nos uma mistura entre o saudável e o menos saudável: a fruta e o chocolate, com um belo Fondue de Chocolate:



 

 








Simulacro de Incêndio
Para todos estarmos preparados para agir no caso de um incêndio ou até mesmo de um sismo, os senhores, da Proteção Civil vieram mostrar-nos como devemos comportar-nos e para que local nos devemos dirigir nestas situações.



Corpo Humano
No âmbito do exploração do tema «O Corpo Humano», andámos a experimentar novas sensações e uma delas foi a pintura com os pés... Concluímos que a tinta é fria e faz cócegas, mas é muito divertido!







Depois da inundação...!
Regressámos à nossa escolinha depois de uma grande inundação que obrigou ao encerramento da escola por dois dias. Foi hora de reorganizar as nossas áreas de brincadeira e alguns materiais...
E foi também altura de recebermos mais uma vez a professora Alda Diakos, para a segunda sessão do projeto de educação alimentar, desta vez com a proposta de um lanche saudável: pão com fiambre ou queijo, alface e tomate! E que deliciosas ficaram as nossas sandes:







Sabonetes da amizade:
A Associação Mundos de Vida deixou-nos um livro de apoio este ano, que se intitula «O Segredo dos Sabonetes». É uma história que nos conta como o papagaio da Maria e da Milu (personagens que já entravam na história proposta no ano passado, «Todos de Pijama») deixou de falar, porque ele não sabia como responder-lhes a uma pergunta muito importante: o que é o amor?
Ora, nós como gostámos da ideia dos sabonetes da amizade, do tempo e do carinho, resolvemos também nós oferecer às famílias um sabonete numa caixinha que pintámos e decorámos com recurso a caixas de cereais.



Dia do Pijama
O Dia Nacional do Pijama é um dia solidário feito por crianças que ajudam outras crianças. É uma iniciativa da Associação Mundos de Vida e é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família".
Neste dia, nós e muitas crianças de todo o país, viemos de pijama para a escola e passámos, assim, o dia, em atividades educativas e divertidas, que passaram pela audição de uma história contada pela mãe da Anita, «O Pedro e a Lua»...
 
... às brincadeiras na sala...
 

 
 
... à confeção de almofadinhas para dormir hoje à noite!




 
... e, claro, os nossos desenhos!

 
Agradecemos aos pais a colaboração para que todos juntos possamos contribuir para esta associação com um donativo!
 

 
E para mais tarde recordar!...



Dia do Não Fumador
O Dia Mundial do Não Fumador comemora-se anualmente a 17 de novembro e foi trabalhado na nossa sala com o objetivo sensibilizar as crianças para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco e as formas mais eficazes para deixar de fumar. Para que de pequeninos percebam a importância da manutenção de um estilo de vida saudável, ou não fossem eles os campeões da fruta, não é??





1ª Sessão do Projeto de Educação Alimentar
Iniciámos as sessões do projeto de educação alimentar e aproveitámos o facto de estarmos também a participar no projeto «Heróis da Fruta», para integrarmos as atividades. Mais uma vez a professora Alda Diakos veio trazer-nos ensinamentos importantes sobre a importância do consumo de frutas e legumes para a manutenção da saúde. E nada melhor do que aprendermos isso a brincar... com um jogo de sentidos, em que cada um teve oportunidade de provar frutos... de olhos vendados e depois adivinhar o que comeu!





Depois terminámos a sessão a confecionar uma bela salada de frutas, que comemos de sobremesa ao almoço.











Confeção de Marmelada
Com a exploração dos frutos de outono, aproveitámos a deixa para fazer marmelada! Com a colaboração dos pais, que nos enviaram marmelos e açúcar, cada um teve oportunidade de meter mãos à obra para confecionar belos potes de marmelada, que depois embrulhámos e cada um levou para casa...

















S. Martinho
Caem as castanhas
Lá no castanheiro
Corro a apanhá-las
Não gasto dinheiro
                        Castanhas quentinhas
                    Que boas que são!
                      Tenham lá cuidado
                           Não queimem a mão!

Das canções aos trabalhos de expressão plástica, o S. Martinho dominou os nossos dias. Com caixas de cereais construímos uma cestinha para oferecer aos pais e às mães algumas castanhinhas assadas...






Depois vieram os nossos trabalhos...









Também aprendemos e dramatizámos a Lenda de S. Martinho, que nos conta a história de um soldado que a caminho da guerra encontrou um mendigo cheio de frio e fome, num dia de grande tempestade. Ora o bravo soldado não hesitou em descer do seu cavalo e dividir a sua quente capa e o farnel que trazia consigo, num espírito de partilha que foi presenteado com um belo sol, que ficou conhecido como o «Verão de S. Martinho»...




No final do dia fizemos o Magusto na sala...




«Ofertas aos padrinhos»
E dado que antigamente os afilhados faziam ofertas aos padrinhos neste dia, os meninos da pré fizeram também broas para lhes oferecer... e depois fomos até à sala deles para fazer a oferta... e o cestinho estava bem recheado!









«Pão por Deus»
No Dia de Todos os Santos, reza a tradição que as crianças iam de porta em porta a pedir «Pão por Deus». Esta tradição remonta ao ano seguinte ao grande terramoto de Lisboa, que deixou a cidade a as pessoas numa situação de extrema pobreza. Reza a história que um pequeno grupo de pessoas resolver assinalar esta data fazendo pão doce para distribuir e assim minimizar a fome que alastrava. Desde então assumiu-se esse costume. Nós por aqui retomámos a tradição e também nós fizemos o pão doce, ou seja, as broas dos santos, que partilhamos com as famílias. Feliz Dia!!!


















                                    Para acompanhar um chá ou café à noite, em família!!!



«O Coelhinho Branco»
E não é que a mãe da Anita veio à nossa sala, mais uma vez contar-nos uma história??? Desta vez foi «O Coelhinho Branco» que tinha ido às couves para fazer um caldinho e quando voltou para casa tinha lá a Cabra Cabrez, que disse que lhe saltava em cima e o fazia em três!!!... Pediu ajuda ao boi, ao cão e ao galo mas todos eles tinham medo... só a pequena formiga rabiga é que, cheia de coragem, enfrentou a feroz cabra e lhe espetou a barriga...!!! Valente Formiguinha!





«Dia das Bruxas»
Mais um dia do nosso calendário... desta vez assustador! Nada mais nada menos que o dia das bruxas, vivido aqui na nossa sala com muitos trabalhos de expressão plástica...

Um morcego reciclado!...









Digitinta de Halloween...




E outros!...












«O Ratinho Marinheiro»
Mais uma história, mais um momento de encantar! Hoje foi a vez de um ratinho que queria ser marinheiro para conhecer o mundo inteiro. Ele vivia num buraco escuro e frio e um dia encontrou uma casca de noz e com ela construiu um barquito e meteu-se numa aventura que o levou até diversos sítios, nomeadamente até à barriga de uma baleia... Mas ele foi um espertalhão e conseguiu picar a baleia até ela abrir novamente a boca e o deitar numa bela praia onde ele acabou por morar!





 
Depois foi a nossa vez de construir barquinhos com cascas de noz!








Sessão de movimento.
Os meninos das duas salas do jardim de infância tiveram a oportunidade de fazer uma sessão de movimento muito divertida, orientada pela mãe do nosso amigo Diogo, que nos conduziu por um circuito onde tivemos que rebolar, saltar, passar dentro de um túnel, saltar numa grande bola, passar por dentro de arcos... Esta iniciativa veio integrar na perfeição os objetivos da nossa participação do projeto dos «Heróis da Fruta», que incentiva não só ao consumo de fruta, mas também à aquisição de hábitos de vida saudávéis!



 





Um dia muito divertido! Obrigada Teresa, mãe do Diogo!






Frutos do Outono:
No âmbito da exploração do tema «O Outono», descobrimos, explorámos e provámos todos os frutos típicos desta época... desde as maçãs, as peras, aos diospiros, as romãs, os marmelos, as uvas, os kiwis e até as castanhas, as amêndoas e as nozes... Tudo foi provado e aprovado!







No final do dia fizemos «a ponte» com o projeto dos heróis da fruta e todos ganhámos estrelas de mérito por termos provado todos os frutos do outono...





Técnicas de Expressão Plástica:
Na nossa sala explorámos algumas técnicas de expressão plástica e criámos trabalhos que muito nos interessaram...

Colagens com papel crepe alusivas ao outono:


Pintura de sopro:





Pontilhismo:




O Pontilhismo surgiu na França, como tantos outros movimentos culturais, por volta do ano de 1880 e nasceu da observação de que pontinhos de cores colocados cuidadosamente lado a lado produziam o mesmo efeito da pintura.
 
 
Técnica da Borboleta: Descobrimos a simetria com tintas...
 
 
 

 



Sendo uma técnica difere da pintura com pincéis por causa da textura que se torna mais agradável ao tocar, a pintura com os dedos permite um contacto direto com os materiais, neste caso a tinta...







«Heróis da Fruta»
Aderimos ao projeto «Heróis da Fruta», uma iniciativa de educação para a saúde que inclui um programa motivacional de âmbito nacional promovido pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (ONG sem fins lucrativos) que visa motivar as crianças para a ingestão diária de fruta no lanche escolar, uma vez que o atual consumo se situa muito abaixo do recomendado. Uma das primeiras atividades que realizámos no âmbito deste projeto foi a pesagem e medição de todas as crianças...


Depois fizemos os nossos próprios individuais: pintámos uma roda dos alimentos, colámos numa folha colorida e plastificámos para ficar resistente. Agora serve para comermos a nossa frutinha todos os dias na escola.




 




Tema: Alimentação
Estamos nesta semana a trabalhar o tema da alimentação com alguns trabalhinhos interessantes. Através das histórias infantis exploramos conteúdos importantes. A história da Galinha Ruiva ensina-nos o valor do trabalho e da entreajuda, pois a galinha quando foi pedir aos seus amigos para a ajudarem a semear, colher, moer e amassar os cereais para fazer um pãozinho, eles não a quiseram ajudar e só quando ela tinha o pão pronto é que eles quiseram comer. Claro que a galinha não os deixou comer, porque «Quem não trabalha... não come!»... mas nós fizemos... e comemos!








Ainda a propósito desta história, a expressão plástica dominou a nossa tarde, com um trabalho de mãos...






Continuando a nossa exploração do tema da alimentação, outra história de encantar: «A Lagartinha muito comilona», que também nos trouxe ensinamentos importantes: o que devemos e não devemos comer. Ora, a nossa amiga lagartinha nasceu cheia de fome e comeu, comeu, comeu tudo o que lhe aparecia à frente: frutas, bolos, chouriços, tartes, pão e muitas outras coisas. Está-se mesmo a ver que depois ficou com uma grande dor de barriga e foi-se deitar numa folhinha verde bem fresquinha... Também a comeu e logo se sentiu melhor! Pois bem, assim ficámos a saber que algumas coisas nós só devemos comer de vez em quando... para não termos dores de barriga e não estragarmos os nossos dentinhos!
Depois de ouvir a história, mãos à obre a fazer as nossas lagartinhas...










Dia dos Correios:
Mais um dia comemorativo, mais motivos para aprendermos coisas novas. Desta vez foi o Dia dos Correios que nos trouxe a oportunidade de percebermos a importância da existência deste serviço público e alguns pormenores interessantes. Ficámos a saber que para uma carta chegar ao seu destino tem que passar por várias etapas, têm que ter selo e moradas completas. Depois fizemos o nosso próprio marco do correio.







Dia dos Castelos:
Comemorámos no dia 7 de Outubro o Dia dos Castelos. Ouvimos histórias de princesas, reis e rainhas e construímos o nosso próprio castelo com uma caixa de cartão onde colámos depois os personagens da história...
 




 
Terminada a construção foi a vez da brincadeira...






 
 
Dia do Animal:
No passado dia 4 de Outubro comemorámos o Dia do Animal com uma Visita ao Seminário de Almada, para vermos os animais da quinta. Demos palha aos cavalos, milho às galinhas e aos patos, vimos as tocas dos coelhos e ainda plantámos uma alface... Foi um dia bem divertido!





















Dia da Água / Dia da Música:
No dia 1 de Outubro comemorámos em simultâneo o dia da Água e o dia da Música, com uma experiência de flutuação de vários objetos e a construção de maracas com materiais de desperdício...











Cerimónia de Batismo:
No passado dia 27 de Setembro fizemos cá na escola uma festa na qual os meninos do 2º ano, da professora Isabel Prata, nos «apadrinharam». Foi uma cerimónia engraçada e todos nós ficámos contentes por termos na escola um amigo/amiga mais crescida que irá olhar por nós...








Visita à Escola:
Durante a primeira semana fizemos uma visita às salas do 1º ciclo e ficámos a conhecer alguns meninos e as professoras deles...











Temos novas mochilas!...
A Junta de Freguesia de Almada ofereceu a todos os meninos do jardim de infância uma mochila com um caderno e um estojo para iniciar em beleza este ano. Desde já o nosso OBRIGADO!








 

 

Bem Vindos ao novo ano letivo...

Mais um ano, mais aventuras! E cá estamos mais uma vez para vos mostrar o trabalho desenvolvido na sala 1 do Jardim de Infância.





«Dia do Bombeiro»
A terminar este mês tivemos a presença do pai da Débora cá na sala, para nos explicar no «Da Mundial do Bombeiro», o que fazem estes soldados da paz, defensores das nossas vidas... E que bem que nós ouvimos e aprendemos!...


Ficámos a saber o que fazer no caso de encontrarmos alguém sem sentidos... a ´Posição Lateral de Segurança!






                           Depois fizemos questão de dar o exemplo uns com os outros!




                                                          A Turma agradece!





«Dia do Mar»
Comemorámos no dia 20 de Maio o «Dia Europeu do Mar» com um painel que construímos com as ideias da Filipa, a nossa estagiária...






«Semana da Família»
É com grande alegria que publicamente agradecemos a todos os pais e familiares que vieram à nossa sala participar em várias atividades, no âmbito da comemoração da «Semana da família».
Começámos a semana com o relembrar de uma tradição antiga, a dança/jogo «Que Linda Falua», que a mãe da Joana tão bem nos ensinou...



 

 E no final do jogo... uma recompensa! Gelados para todos!...



As nossas surpresas continuaram com a vinda da mãe da Naira, para nos encantar com um livro de «Histórias de Princesas»... que nós muito gostámos!



E imaginem! Até um «Bolo de ossos» nós fizemos com o pai da Naira. Sim, porque ele conseguiu fazer dos ossos um iogurte, da gordura fez açúcar e da carne fez os restantes ingredientes de um delicioso bolinho...

 





                                              Assim, vamos todos comer mais ossos!...


E do mundo imaginário das histórias, o pai da Matilde trouxe-nos «A Formiga Irrequieta», que nos conta as aventuras do Zé Formiga, que um dia resolveu não seguir os conselhos dos pais e sair em busca de grandes viagens... mas só conseguiu ser quase comido por um camaleão, expulso por uma toupeira e novamente comido por um caracol e um papa-formigas! Triste e cansado, o Zé Formiga reconheceu que o melhor mesmo é obedecermos aos pais, pois eles é que sabem o que é melhor para nós. Todos gostámos da história e das canções do Zé Formiga que o pai da Matilde  nos ensinou...









Fechámos a semana com um delicioso «Bolo de Chocolate», e quem nos ensinou foi o pai da Mariana e a avó da Joana, que estão juntos a aprender as artes da pastelaria e nos ensinaram a por a mão na massa!... Com ovos, cacau, manteiga, açúcar, farinha e muito entusiasmo!!!












                                                         Ao lanche foi a hora da prova!...




Mais uma vez... OBRIGADO a todos!








«Dia da Europa»
Para assinalar esta importante data realizámos um painel com um mapa do mundo, onde colocámos fotografias no local onde cada um de nós nasceu, para termos consciência da posição do nosso país na Europa e no mundo.

Que é que se celebra no Dia da Europa?
Quando, em 9 de maio de 1950, propôs à República Federal da Alemanha e aos outros países europeus que quisessem associar-se a criação de uma comunidade de interesses pacíficos, Robert Schuman realizou um acto histórico. Ao estender a mão aos adversários da véspera, não só apagava os rancores da guerra e o peso do passado como desencadeava um processo totalmente novo na ordem das relações internacionais, ao propor a velhas nações, pelo exercício conjunto das suas próprias soberanias, a recuperação da influência que cada uma delas se revelava impotente para exercer sozinha. Esta proposta de Robert Schuman, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia. Na Cimeira de Milão de 1985, os Chefes de Estado e de Governo decidiram celebrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa".
Informação retirada do site:




«Dia da Espiga»
Na nossa sala aprendemos porque se comemora o dia da espiga:  aprendemos ainda o significado de cada elemento do ramo: as espigas de trigo representam o Pão, as papoilas são a Alegria, a oliveira é o sinal da Paz, e os malmequeres amarelos e brancos representam o Dinheiro em ouro e prata. Cada ramo tem de ser formado por duas espigas de trigo, duas papoilas, dois malmequeres brancos e dois amarelos, e uma haste de oliveira em flor. Mas como não pudemos ir apanhar estas flores porque não temos campos aqui perto, fizemos uns cartões para oferecer às famílias. Esperamos que eles tragam a mesma sorte que os ramos...



Aproveitámos também para fazer umas belas espigas... de milho!




«Os meios de transporte»
O tema que andamos a explorar são os meios de transporte e a expressão plástica tem dominado os nossos dias...




«Dá-me um abraço»
Na sequência do tema que explorámos também na sala, fomos mais uma vez ao Fórum Romeu Correia, ouvir a história «Dá-me um abraço», da autoria de de Jonh Rowe, que fala do Piquinhos, um pequeno porco-espinho que o que mais queria na vida era receber abracinhos. Ele vivia muito triste porque ninguém lhos dava por ser muito "espinhoso". Certo dia, ouviu alguém pedir beijinhos... Era o Bocarras, um crocodilo que só queria beijinhos. O Bocarras deu um grande abraço, muito apertado ao Piquinhos e o Piquinhos deu uma grande beijoca ao Bocarras. Excusado será dizer que ficaram amigos para sempre. E depois fizemos os nossos próprios piquinhos...










Dia da Mãe
andámos muito atarefados com a preparação de algumas lembranças para oferecer às nossas mães. Pintámos umas caixas redondas (dos triângulos de queijo) e colámos uns guardanapos bem floridos, para fazer um guarda-joias...


Depois colocámos lá dentro umas pregadeiras que nós próprios fizemos, com «musgammi» e uns alfinetes especiais... Colocámos tudo nuns «saquinhos» de presente também reciclados!


Para além disso, também enchemos, com a ajuda da mãe da Anita, uns frasquinhos com o preparado para fazermos uns «bolinhos de salame», que sabem sempre bem num lanchinho com as nossas mães!










«25 de Abril»
O 25 de Abril explicado aos mais pequenos... Pela voz da nossa estagiária Filipa, ouvimos uma história muito simples, adequada à faixa etária do pré-escolar e que explica de forma sucinta o que aconteceu há muitos anos neste dia e também foi feita por crianças num jardim de infância...
Os nossos cravos.










«A Ambiente é nosso amigo!»
Recomeçámos as atividades neste terceiro período a explorar as questões relacionadas com o ambiente e desde logo percebemos a importância da preservação da natureza. Fizemos trabalhos de expressão plástica...










... e no dia mundial da terra fomos verdadeiros «jardineiros da terra» e plantámos umas flores nuns vasos especiais: reutilizámos garrafões de água!



 
 
 
 
 
 
 
 
A primavera invadiu a nossa sala:







«Páscoa»:
 
Para a Páscoa também fizemos lembranças para as famílias, para além de descobrirmos tudo sobre a origem, tradições e símbolos da Páscoa. E assim foi… preparámos umas galinhas com rolos de papel e colocámos um embrulhinho de amêndoas!










«A Minnie veio à nossa sala!»:
 
Para comemorar o seu quarto aniversário, a Anita conseguiu trazer até à nossa sala... a Minnie! E que divertida foi esta manhã, com muita animação, jogos e modelagem de balões!...



 




«Dia do Pai»:
 
Para o Dia do Pai começámos por construir um tabuleiro do jogo do galo em placas musgammi e construímos as peças com massa de modelar que depois pintámos...






 

Depois o embrulho: envelopes feitos com papel manteiga e carimbos! Mas não ficámos por aqui… também fizemos diplomas e pintámos um grande desenho... tudo para mimar os nossos papás.








«Visita das Higienistas Orais»:
 
Foi no dia 13 de Março que tivémos aqui na nossa sala a visita de duas higienistas orais da parte do centro de Saúde, que nos ensinaram a cuidar muito bem dos nossos dentinhos... para não os estragarmos e não criarmos as tão medinhas «cáries»!...






 




«Dia Internacional da Mulher»:
 
Também assinalámos o dia construindo uma flor para oferecer juntamente com um pequeno cartão alusivo á história e significado deste dia tão especial...






«Dia de S. Valentim»:

Sim... nós também comemoramos o Dia dos namorados! Aprendemos entre outras coisas a valorizar os colegas e amigos e fazemos trabalhos de expressão plástica...











«Adivinha quanto gosto de ti»:

No primeiro dia de atividades depois do Carnaval, os meninos da nossa sala receberam, mais uma vez, a mãe da Anita, que desta vez veio contar-nos a história «Adivinha quanto gosto de ti», da autoria de Sam McBratney...

Gostámos tanto da história que metemos mão à obra e fizemos alguns trabalhos muito engraçados... desde os desenhos até mesmo uma lebre muito engraçada...




Mais uma vez... OBRIGADA mãe da Anita!




Fomos Cientistas por um dia:
No dia 28 de Janeiro os meninos desta sala foram fazer uma visita de estudo à Escola Secundária Cacilhas-Tejo, para participarem numa série de experiências sobre a constituição dos alimentos. Ficámos a saber que alguns alimentos têm açúcar na sua constituição e que podem ser açúcares grandes e pequenos. Tudo isto nós aprendemos através de experiências onde usámos os diversos alimentos e diferentes reagentes. No final fizemos os nossos próprios relatórios e sentimo-nos verdadeiros cientistas...





















 






Decurso das Atividades do mês de Dezembro:
O Natal é mágico! Neste mês tão especial dedicamo-nos de corpo e alma às atividades relacionadas com o Natal. Decorámos a nossa sala, fizemos uma árvore de Natal, aprendemos a história do advento e muitas canções.


Ainda preparámos lembranças para levarmos para casa e despedimo-nos para umas pequenas férias com várias festas… da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia e da própria escola.

 
Decurso das Atividades do mês de Novembro:
O S. Martinho está aí!... Mas o sol andou fugido, a contrariar a lenda que nos conta a viagem de um cavaleiro a caminho da sua batalha, quando se depara com um mendigo, cheio de frio sob uma chuvada intensa. O cavaleiro, Martinho de seu nome, de imediato sai do seu cavalo e divide a sua capa ao meio para dar ao pobre mendigo. Como recompensa pelas suas boas ações, o sol despontou e fez-se radioso, à semelhança do que acontece todos os anos por esta altura. Depois de conhecermos esta lenda, aprendemos também a história da Maria Castanha, fizemos diversos trabalhos de expressão plástica, provámos castanhas e outros frutos de fizemos uma dramatização da história «Maria Castanha e os duendes», e provámos castanhas assadas na sala durante o período da tarde.



 E o Outono continuou a mostrar-se e nós por cá continuámos a trabalhar este tema, de diversas formas…



E como já somos crescidos já temos manuais para trabalhar! «Troca Tintas – Educação Pré-Escolar» da Porto Editora, foi o livro escolhido pelas educadoras e comprado pelos pais e apresenta-nos propostas que nós gostamos muito.



 
5.Novembro.2012: a mãe da Anita veio à nossa sala contar-nos a história «Corre, Corre Cabacinha», que nós adoramos não só pelas rimas e aventuras de uma avozinha que se escondeu dentro de uma cabaça para fugir à fome de um lobo e de um urso... Depois vieram os trabalhos de expressão plástica!




Foi também altura de comemorarmos mais um dia importante: o Dia Mundial do Não Fumador. Aproveitámos para aprender mais acerca dos malefícios do tabaco e ficámos a saber que o tabaco não faz mal só às pessoas que fumam mas também aos outros que não fumam, mas que estão expostos ao fumo. O tabaco provoca doenças muito graves e que podem matar as pessoas!



Decurso das Atividades do mês de Outubro: A começar o mês tivemos a comemoração do Dia Mundial da Água que deu o mote para a exploração de temas que giram em torno da importância da preservação da natureza e do meio ambiente.
«Eu e o meu corpo» foi o tema proposto e as atividades foram diversificadas:
Dia Mundial dos Correios:


Com o dia da alimentação a meio do mês, as atividades incidiram basicamente sobre este tema e sobre a importância de uma alimentação saudável para a manutenção da nossa saúde. Explorámos o tema através de canções, lengalengas, rimas, poesias e desenhos diversos. Concluímos com a confeção dos nossos próprios individuais para comermos o pequeno-almoço em casa: cada um de nós pintou uma roda dos alimentos, que depois foi plastificada para se tornar mais resistente. Uma das atividades que suscitou maior interesse foi a confeção de iogurtes, em conjunto com os meninos da sala do lado, da educadora Angela. Na hora de comer, juntámos a nossa fruta preferida e hummm!...

Terminámos o mês arrepiados de medo, com o dia das bruxas… ouvimos a história «A bruxa Mimi…» e demos largas à imaginação a construir os nossos fantasmas e bruxinhas com diversos materiais… Decorámos a sala, ouvimos canções, fizemos grafismos de bruxas voadoras, aprendemos poemas e versos… enfim! Tudo serviu para comemorar este dia em que a animação esteve sempre presente na nossa sala.






Decurso das Atividades do mês de Setembro: Estas semanas privilegiaram a adaptação das crianças à educadora e espaços / áreas da sala, com jogos de apresentação e conhecimento mútuo. Um período muito lúdico que decorreu calmamente e permitiu ao grupo uma adaptação progressiva e muito positiva. O trabalho de integração foi de certo modo facilitado pelo fato de a grande maioria das crianças ter já frequência de outros estabelecimentos de educação pré-escolar em anos anteriores e também por terem cinco dos elementos do grupo terem já frequentado a sala no ano anterior, o que se traduz numa maior maturidade e autonomia. No dia a dia do jardim de infância foram incluídas algumas atividades destinadas mais especificamente ao diagnóstico das aptidões das crianças nas diversas áreas do seu desenvolvimento, desde o domínio da linguagem às expressões que dominaram o dia-a-dia deste grupo. Foram também exploradas diversas técnicas de expressão plástica, que suscitaram o interesse de todos. Dia Internacional da Paz – 21 de Setembro:
Dia Mundial do Coração – 26 de Setembro:
Técnica da Borboleta:

Sem comentários:

Enviar um comentário