Na aventura de aprender, pais e professores são a bússola para o caminho de descobertas e aprendizagens significativas e felizes das crianças. (Rosangela Vali - Pedagoga e Psicopedagoga) Votos de um bom ano escolar...
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Projecto de Ciências Experimentais no Jardim de Infância
Na segunda experiência, observámos objectos que flutuam e não flutuam num recipiente com água...
Manuseámos os diferentes tipo de objectos: metal, madeira, plástico, cortiça e vidro |
O plástico flutua... |
Esta peça de madeira também flutua... |
O metal não flutua... A moeda foi ao fundo!!! |
O vidro também não flutua... |
A cortiça flutua.... |
E aqui temos a confirmação dos objectos que flutuam e não flutuam na água!!!
Projecto de Ciências Experimentais no Jardim de Infância
Continuámos este ano lectivo com o nosso Projecto das Ciências...
A primeira experiência foi sobre misturas..
Água com sal... |
Água com açúcar... |
Água com vinagre...
Água com azeite... |
Água com café em pó...
Água com chocolate em pó... |
Observámos e aprendemos que existem "coisas" que se misturam com a água e outras que não!
Como por exemplo, o azeite que fica "em cima" da água!
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Dia da Alimentação no Jardim de Infância
Depois de prontinho...
Foi só barrá-lo com manteiguinha sem sal e saboreá-lo!!!!!!!
Nham Nham Nham...
Que coisa tão boa!!!
E para acompanhar... nada melhor que o nosso suminho de pêssego!!!!
Pêssegos que fomos colher ao pomar do avô Quim...
Hum... Hum...
Olhem para nós tão deliciados...
Foi um dia inesquecivel!!!!
Dia da Alimentação no Jardim de Infância
Para comemorar este dia tão importante, decidimos confeccionar um lanche saudável.
Começámos por fazer pão...
E para acompanhar fizemos um sumo de pêssego natural!!!!
Com pêssegos apanhados no pomar do avô Quim!!!
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Patrono da Escola
Ao escolhermos um patrono para a nossa Escola, baseámo-nos no nome da rua em que esta se localiza, Rua D. João de Portugal, daí ter nascido a nossa escolha para o nosso Patrono: - “ D. João de Portugal”.
Tanto quanto sabemos através da história do nosso país e de pesquisas feitas, D. João de Portugal era um nobre português que foi guerreiro na Batalha de Alcácer Quibir, sob as ordens de el-rei D. Sebastião.
D. João foi considerado espelho de cavalaria. Possuía um carácter forte e decisivo, rígido e de certo modo vingativo, (sendo este rancor vencido pela benevolência, pela pureza e pela bondade).
Em relação aos aspectos físicos D. João possuía barbas e cabelos compridos, que seriam demasiado alvos em relação à sua Idade . Com traços faciais carregados. Usava vestes simples e escalavradas, acompanhadas de um bordão com as conchas de S. Tiago, símbolo dos peregrinos.
Em jovem foi um elegante e alinhado cavaleiro. Almeida Garret, escritor de características arcaicas e românticas, do início do séc. XIX, é autor da obra “ Frei Luís de Sousa”, onde o mito sebastianista está bem presente. De uma forma resumida, o enredo fala de D. João de Portugal, um nobre muito respeitado na sociedade, desaparecido em 1587, na batalha de Alcácer Quibir, por sinal a mesma na qual o rei D. Sebastião perdeu a vida. Contudo a morte de D. João de Portugal nunca foi provada.
A Nossa História...
A história desta Escola remonta ao ano de 1955, ano em que foi criada a primeira Escola Industrial e Comercial de Almada, a Escola Anselmo de Andrade.
Três anos mais tarde, devido ao aumento de matrículas, esta escola desdobrou-se dando origem a duas, sendo elas: a Escola Técnica Elementar D. António da Costa e a Escola Industrial e Comercial Emídio Navarro a funcionar hoje, no seu edifício actual, na rua Luís Queirós.
Só em 1971, em plena reforma Veiga Simão, pelo decreto-lei n.º 457/71 de 28 de Outubro, nasceu a Escola Técnica Comercial Anselmo de Andrade, autonomizando-se daquela que passou a ser, então, a Escola Técnica Industrial Emídio Navarro. A escola Anselmo de Andrade voltou a ocupar as instalações da rua D. João de Portugal (1972) .
A partir do momento em que estas Escolas foram deslocadas para os locais definitivos, estas instalações ficaram desactivadas. Só mais tarde voltaram a serem utilizadas quando a Escola Básica do 1º Ciclo N.º 3 de Almada, situada na Rua Maria da Silva, por excesso de alunos teve de deslocar para estas instalações algumas turmas, ficando então esta a ser uma dependência da Escola N.º 3 de Almada.
Também foi nesta Escola que funcionou o primeiro Jardim de Infância público de Almada.
Passados alguns anos, não temos precisão concreta do ano, esta Escola passou a ser uma Escola independente das outras, na época designada por Escola Básica do 1º Ciclo N.º 4 de Almada, até Setembro de 2003 quando passou a fazer parte do Agrupamento Vertical de Escolas D. António da Costa e que passou a chamar-se Escola Básica do 1ºCiclo e Jardim de Infância N.º 3 de Almada.
Subscrever:
Mensagens (Atom)