A história desta Escola remonta ao ano de 1955, ano em que foi criada a primeira Escola Industrial e Comercial de Almada, a Escola Anselmo de Andrade.
Três anos mais tarde, devido ao aumento de matrículas, esta escola desdobrou-se dando origem a duas, sendo elas: a Escola Técnica Elementar D. António da Costa e a Escola Industrial e Comercial Emídio Navarro a funcionar hoje, no seu edifício actual, na rua Luís Queirós.
Só em 1971, em plena reforma Veiga Simão, pelo decreto-lei n.º 457/71 de 28 de Outubro, nasceu a Escola Técnica Comercial Anselmo de Andrade, autonomizando-se daquela que passou a ser, então, a Escola Técnica Industrial Emídio Navarro. A escola Anselmo de Andrade voltou a ocupar as instalações da rua D. João de Portugal (1972) .
A partir do momento em que estas Escolas foram deslocadas para os locais definitivos, estas instalações ficaram desactivadas. Só mais tarde voltaram a serem utilizadas quando a Escola Básica do 1º Ciclo N.º 3 de Almada, situada na Rua Maria da Silva, por excesso de alunos teve de deslocar para estas instalações algumas turmas, ficando então esta a ser uma dependência da Escola N.º 3 de Almada.
Também foi nesta Escola que funcionou o primeiro Jardim de Infância público de Almada.
Passados alguns anos, não temos precisão concreta do ano, esta Escola passou a ser uma Escola independente das outras, na época designada por Escola Básica do 1º Ciclo N.º 4 de Almada, até Setembro de 2003 quando passou a fazer parte do Agrupamento Vertical de Escolas D. António da Costa e que passou a chamar-se Escola Básica do 1ºCiclo e Jardim de Infância N.º 3 de Almada.
Sem comentários:
Enviar um comentário