Ao escolhermos um patrono para a nossa Escola, baseámo-nos no nome da rua em que esta se localiza, Rua D. João de Portugal, daí ter nascido a nossa escolha para o nosso Patrono: - “ D. João de Portugal”.
Tanto quanto sabemos através da história do nosso país e de pesquisas feitas, D. João de Portugal era um nobre português que foi guerreiro na Batalha de Alcácer Quibir, sob as ordens de el-rei D. Sebastião.
D. João foi considerado espelho de cavalaria. Possuía um carácter forte e decisivo, rígido e de certo modo vingativo, (sendo este rancor vencido pela benevolência, pela pureza e pela bondade).
Em relação aos aspectos físicos D. João possuía barbas e cabelos compridos, que seriam demasiado alvos em relação à sua Idade . Com traços faciais carregados. Usava vestes simples e escalavradas, acompanhadas de um bordão com as conchas de S. Tiago, símbolo dos peregrinos.
Em jovem foi um elegante e alinhado cavaleiro. Almeida Garret, escritor de características arcaicas e românticas, do início do séc. XIX, é autor da obra “ Frei Luís de Sousa”, onde o mito sebastianista está bem presente. De uma forma resumida, o enredo fala de D. João de Portugal, um nobre muito respeitado na sociedade, desaparecido em 1587, na batalha de Alcácer Quibir, por sinal a mesma na qual o rei D. Sebastião perdeu a vida. Contudo a morte de D. João de Portugal nunca foi provada.
Sem comentários:
Enviar um comentário